Sustentabilidade agroecológica na formação de engenheiros agrônomos. Contribuições para uma educação ambiental.

Autores

  • Sergio Luis Rodríguez Jiménez Universidade de Matanzas, Cuba
  • Ana Julia Rondón Castillo Universidade de Matanzas, Cuba
  • Leticia Fuentes Alfonso Universidade de Matanzas, Cuba
  • Sonia Beatriz Jardines González Universidade de Matanzas, Cuba

DOI:

https://doi.org/10.46380/rias.v3i1.73

Palavras-chave:

agroecología, planos de estudo, sustentabilidade, treinamento

Resumo

Os currículos para a formação de engenheiros agrícolas sofreram uma abordagem curricular holística no tratamento da sustentabilidade da produção agrícola com foco agroecológico. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise crítica dos Planos de Estudo para a carreira de Agronomia em Cuba. Utilizou-se pesquisa documental e bibliográfica, incorporando-se as considerações teóricas dos autores, de acordo com a experiência de ensino-pesquisa, metodologia científica e extensão. Foi demonstrado que há reconhecimento por parte dos graduados e, em menor grau, pelos empregadores, pelo treinamento que recebem sobre a abordagem agroecológica sustentável da produção agrícola ao longo da carreira. O estudo conclui afirmando que deve ser gerada uma análise dentro das Faculdades de Ciências Agrárias para determinar como o ensino de Agronomia deve ser estruturado com base na sustentabilidade agroecológica, a fim de formar uma massa crítica de graduados no curto e médio prazo. com capacidade para enfrentar os desafios de continuar avançando em direção à agricultura sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

Álvarez de Zayas, C.M. (1989). Fundamentos teóricos de la dirección del proceso docente educativo en la educación superior cubana. ENPSES.

Araujo, S.R., Linares, R., y Teixeira, M. (2011, del 12 al 14 de septiembre). Pedagogía de la alternancia y agroecología: caminos para el desarrollo rural sustentable. En V Jornadas de la Asociación Argentina Uruguaya de Economía Ecológica Gestión Ambiental, Producción e Innovación Tecnológica para el Desarrollo Sustentable en Iberoamérica[Ponencia]. Santa Fe, Argentina.

Córdova, G., Ramírez, V., y Barbosa, E.R. (2011). El perfil académico profesional del ingeniero agrónomo. Una propuesta renovada para el siglo XXI. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (México), XLI(1-2), 143-178. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27021144005

Cué, J.L.; Torres, A., y León, A. (2015). Visión crítica y propuesta al Plan del Proceso Docente para la carrera de Agronomía en la modalidad presencial. Axioma, 13(2), 53-62. https://url2.cl/t3mW8

Fernández, O., y López, R.M. (2001). La articulación de contenidos y la eficiencia del proceso docente educativo en el diseño curricular de la carrera de Agronomía. Pedagogía Universitaria,6(4), 1-10.

Guardarrama, C. (2007). Agroecología en el siglo XXI: confrontando nuevos y viejos paradigmas de producción agrícola. Revista Brasileira de Agroecología, 2(1), 204-207. https://url2.cl/l66Ym

Gutiérrez, J., Benayas, J., y Calvo, S. (2006). Educación para el desarrollo sostenible: evaluación de retos y oportunidades del decenio 2005-2014. Revista Iberoamericana de Educación,40, 25-69. https://rieoei.org/historico/documentos/rie40a01.pdf

Hurrutinier, P. (2006). La Universidad Cubana: el modelo de formación. Félix Varela.

Liceaga, I. (Coord.). (2015). Sembrando en tierra viva. Manual de agroecología. https://url2.cl/Wr17Z

López, R., Torres, A., López, A., Rodríguez, S., Dueñas, R., y Alemán, R. (2006). Modelo del profesional y plan de estudio del Ingeniero Agrónomo. Comisión Nacional de Carrera. Universidad Central Marta Abreu de Las Villas.

López, R., Torres, A., Rodríguez, S., Cué, J.L., Díaz, O., y García, V. (1999). Modelo del profesional y plan de estudio del Ingeniero Agrónomo. Comisión Nacional de Carrera. Universidad Central Marta Abreu de Las Villas.

Ministerio de Educación Superior. (2016). Proyecto de modificación de la Resolución no. 210/2007 (primera versión – 6 de noviembre 2016).

Ministerio de Educación Superior. (2017). Documento base para el diseño de los Planes de Estudio «E» [documento de trabajo no publicado].

Sarandón, S.J., y Flores, C.C. (2014). Agroecología: bases teóricas para el diseño y manejo de agroecosistemas sustentables. Editorial de la Universidad Nacional de La Plata. https://url2.cl/zTy9Z

Vázquez, L.L., y Funes, F. (2014). Agricultura sostenible sobre bases agroecológicas. Preguntas y respuestas para entender la agricultura del futuro. Editora Agroecológica.

Ventura, P. (2011). Huertos urbanos comunitarios de Madrid y estudio de caso en huerto universitario: proyecto de innovación docente UCM «creación de un huerto agroecológico comunitario y un aula rural en el campus de Moncloa» [Tesis de maestría no publicada]. Universidad Internacional de Andalucía.

Vilches, A., Gil Pérez, D., Toscano, J.C., y Macías, O. (2014). Educación para la Sostenibilidad. https://www.oei.es/historico/decada/accion.php?accion=2

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Rodríguez Jiménez , S. L., Rondón Castillo, A. J., Fuentes Alfonso, L., & Jardines González, S. B. (2020). Sustentabilidade agroecológica na formação de engenheiros agrônomos. Contribuições para uma educação ambiental. Revista Iberoamericana Ambiente E Sustentabilidade, 3(1), 42-50. https://doi.org/10.46380/rias.v3i1.73

Edição

Seção

Educación, cultura y comunicación ambientales

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.