A Educação Ambiental para o desenvolvimento sustentável na preparação do docente em formação.
DOI:
https://doi.org/10.46380/rias.v3i1.74Palavras-chave:
educação primária, formação ambiental, preparação, sistema de talheresResumo
No Curso de Educação Primária (1 a a 6 a séries) os estudantes da modalidade de Cursos por Encontros são docentes com limitações teóricas e metodológicas para o adequado tratamento dos conteúdos ambientais durante o exercício da profissão o que levou à realização de uma pesquisa qualitativa (investigação-ação) que permitisse desenvolver um sistema de talheres para potencializar a sua preparação como parte da Estratégia Curricular de Educação Ambiental. O objetivo deste trabalho é mostrar a concepção que norteou cada um desses talheres implementados sobre os objetivos, conteúdos e métodos que favorecem a educação ambiental para um desenvolvimento sustentável, a partir da vinculação estabelecida entre os problemas ambientais e os conteúdos das disciplinas que ministram. Conclui-se que a proposta executada permitiu a instrução dos docentes para integrar nas suas aulas os temas ambientais priorizados pelo país, bem como a identificação e tratamento científico – metodológico dos mesmos no ambiente da escola.
Downloads
Metrics
Referências
Bosque, R. (2011). Requerimientos para el diagnóstico ambiental de la comunidad. Editorial Pueblo y Educación.
Escalona, M. (2007). El uso de los recursos informáticos para favorecer la integración de contenidos en el área de Ciencias exactas del preuniversitario [Tesis doctoral, Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero]. Repositorio Institucional. https://n9.cl/c9k1r
Fernández, R., Martínez, A., y Bosque, R. (2018). El perfeccionamiento de la Educación Ambiental para el Desarrollo Sostenible en el Sistema Nacional de Educación. Educación Primaria. Ideas rectoras y consideraciones generales. Varona, (67). https://cutt.ly/Mu6Se9r
Martínez, A. (2013). La formación ambiental inicial del maestro primario orientada al desarrollo agrosostenible en condiciones de montaña [Tesis doctoral, no publicada]. Universidad de Ciencias Pedagógicas Frank País García.
Mc Pherson, M. (2004). La dimensión ambiental en la formación inicial de docentes en Cuba. Una estrategia metodológica para su incorporación [Tesis doctoral, no publicada]. Instituto Central de Ciencias Pedagógicas.
Mejías, M.V. (2010). La educación ambiental en la escuela primaria: Potencialidades para favorecer su desarrollo [Tesis doctoral, Universidad de Ciencias Pedagógicas Frank País García. Repositorio Institucional. https://repositorio.uho.edu.cu/jspui/handle/uho/2560
Ministerio de Ciencia, Tecnología y Medio Ambiente. (2016). Estrategia Nacional de Educación Ambiental 2016-2020.
Ministerio de Educación. (2012). Cursos optativos de la Maestría en Ciencias de la Educación. Editorial Pueblo y Educación.
Pérez, C.E. (Comp.). (2002). Didáctica de la Geografía. Editorial Pueblo y Educación.
Quintero, Y. (2015). Ordenamiento ambiental del municipio Chambas. Proyecto asociado al Programa Nacional de Medio Ambiente del Proyecto Sabana-Camagüey. [Material inédito].
Resolución 44 de 2012 [Ministerio de Ciencia, Tecnología y Medio Ambiente]. Reglamento para el proceso de elaboración, aprobación, planificación, ejecución y control de los programas y proyectos de ciencia, tecnología e innovación. Gaceta Oficial de la República No. 11. https://cutt.ly/Bu65XM5
Rico, P., Bonet, M., Castillo, S., García, M., Martín-Viaña, V., Rizo, C., y Santos, E.M. (2001). Hacia el perfeccionamiento de la escuela primaria: selección. Editorial Pueblo y Educación.
Santos, I. (2002). Estrategia de formación continuada en educación ambiental para docentes [Tesis doctoral, no publicada]. Instituto Superior Pedagógico Félix Varela.
Santos, I. (2015). Perfeccionamiento de la educación ambiental para el desarrollo sostenible en el Sistema Nacional de Educación. Avance de un resultado científico [curso]. Pedagogía 2015, La Habana, Cuba.
Santos, I., Villalón, G., Moré, M., Pérez, T., Rodríguez, R., y Pérez, E. (2011). La formación ambiental del profesional de la educación ante los retos del siglo XXI [curso]. Pedagogía 2011, La Habana, Cuba.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma licença 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Esta licença permite que os usuários distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que seja atribuída a autoria ao criador.




