Estudo documental: importância da educação ambiental na educação básica.
DOI:
https://doi.org/10.46380/rias.v3i1.4Palavras-chave:
ambiente educacional, conscientização ambiental, construção de aprendizado, interdisciplinaridadeResumo
Como conseqüência das mudanças climáticas que ocorreram até agora, uma visão ambiental vem se posicionando no mundo sobre educação ambiental. Diante disso, o objetivo geral deste estudo é analisar a influência da educação ambiental na formação abrangente de estudantes do Ensino Básico Regular. Posteriormente, os procedimentos realizados na construção do estudo consistiram na identificação, classificação e seleção de várias investigações da América Latina, Oceania, Europa e Ásia, que tratam de conteúdos relacionados à educação ambiental e à formação abrangente de alunos do ensino fundamental. Por esse motivo, a abordagem é qualitativa, pois responde a um estudo documental desenvolvido a partir do método de revisão de literatura. Finalmente, os resultados obtidos na pesquisa são os seguintes: se houver uma influência direta entre a educação ambiental e o ambiente educacional, há evidências de uma relação direta entre educação ambiental com treinamento abrangente e educação ambiental influencia o treinamento. abrangente dos alunos do ensino fundamental, ou seja, esses resultados são o produto da relação direta que o aluno mantém com o ambiente em seu constante processo de construção da aprendizagem.
Downloads
Metrics
Referências
Aguilera, R. (2018). La educación ambiental, una estrategia adecuada para el desarrollo sostenible de las comunidades. Revista DELOS Desarrollo Local Sostenible, 11(31). https://url2.cl/1qPEU
Aikens, K., McKenzie, M., y Vaughter, P. (2016). Environmental and sustainability education policy research: A systematic review of methodological and thematic trends. Environmental Education Research, 22(3), 333-359. https://doi.org/10.1080/13504622.2015.1135418
Avendaño, W. (2013). Un modelo pedagógico para la educación ambiental desde la perspectiva de la modificabilidad estructural cognitiva. Revista Luna Azul, (36), 110-133. https://url2.cl/bFpLT
Báez, J. (2016). La conciencia ambiental en España a principios del siglo XXI y el impacto de la crisis económica sobre la misma. Papers. Revista de sociología, 101(3), 363-388. http://dx.doi.org/10.5565/rev/papers.2145
Belmira, Y. (2019). Estrategias metodológicas para el desarrollo del enfoque ambiental. Estudio de caso de un docente del área de ciencia, tecnología y ambiente de una institución educativa pública [Tesis de Licenciatura, Pontificia Universidad Católica del Perú, Lima]. https://url2.cl/f4Ekf
Booth, A., Sutton, A., & Papaioannou, D. (2012). Systematic Approaches to a Successful Literature Review (1ra ed). SAGE.
Caro, M., Rodríguez, A., Calero, C., Fernández-Medina, E., y Piattini, M. (2005). Análisis y revisión de la literatura en el contexto de proyectos de fin de carrera: Una propuesta. Revista Sociedad Chilena de Ciencia de la Computación, 6(1). https://url2.cl/MKPQ6
Cázares, L., y Romo, M. (2019). Prácticas escolares de educación ambiental en Tecate, Baja California. Región y sociedad, 31, 1-20. http://dx.doi.org/10.22198/rys2019/31/1150
Cortes, F., Cabana, R., Vega, D., Aguirre, H., y Muñoz, R. (2017). Variables influyentes en la conducta ambiental en alumnos de unidades educativas, región de Coquimbo-Chile. Estudios pedagógicos, 43(2), 27-46. https://cutt.ly/rfcQd3j
Dulzaides, M., y Molina, A. (2004). Análisis documental y de información: dos componentes de un mismo proceso. Acimed, 12(2), 1-5. http://eprints.rclis.org/5013/1/analisis.pdf
Espejel, A., y Flores, A. (2017). Experiencias exitosas de educación ambiental en los jóvenes del bachillerato de Tlaxcala, México. Revista Luna Azul, (44), 294-315. https://cutt.ly/hfcQi4L
Espejel, A., y Castillo, I. (2019). Educación ambiental en el bachillerato: De la escuela a la familia. ALTERIDAD. Revista de Educación, 14(2), 231-242. http://dx.doi.org/10.17163/alt.v14n2.2019.07
García, J. (2015). ¿Es posible una didáctica de la Educación Ambiental? Hacia un modelo didáctico basado en las perspectivas constructivista, compleja y crítica. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, (S.I.), 4-30. https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.4986.
Guirao, S. (2015). Utilidad y tipos de revisión de literatura. Ene, 9(2). http://dx.doi.org/10.4321/S1988-348X2015000200002
Hernández, R. M. (2014). La investigación cualitativa a través de entrevistas: su análisis mediante la teoría fundamentada. Cuestiones Pedagógicas. Revista de Ciencias de la Educación, (23), 187-210. https://url2.cl/yBhgw
Hernández, J., y Reinoso, I. (2018). La educación ambiental y el trabajo comunitario. Estrategia desde el Centro Universitario Municipal, Revista Caribeña de Ciencias Sociales. 1-11. https://url2.cl/iPv51
Limay, D. (2018). Gestión curricular en el uso de la estrategia mi pueblo, mi escuela para mejorar la conciencia ambiental de la Institución Educativa Pública N° 1840 [Trabajo académico, Escuela de Postgrado, Universidad San Ignacio de Loyola]. https://url2.cl/Ar2PZ
Luff, P., Kanyal, M., Shehu, M., & Brewis, N. (2016). Educating the youngest citizens-possibilities for early childhood education and care, in England. Journal for Critical Education Policy Studies, 14(3), 197-219. http://www.jceps.com/archives/3234
Machi, L. & McEvoy, B. (2012). The Literature Review. Six Steps to Success. Corwin
Mendoza, M. (2018). Comunicación, educación y medio ambiente: escenarios históricos de relación. Criterio Libre Jurídico, 9(1), 73-96.
Naganoma, A. (2019). Amigo guardaparque: Una propuesta de identidad, modelo de sesión de aprendizaje y componentes de un kit de materiales de educación ambiental para el Bosque de Protección Alto Mayo – San Martín, aplicando Design Thinking [Tesis de Licenciatura, Pontificia Universidad Católica del Perú]. https://url2.cl/4KYxh
Parker, L. (2017). Religious Environmental Education? The New School Curriculum in Indonesia. Environmental Education Research, 23(9), 1249-1272. https://doi.org/10.1080/13504622.2016.1150425
Pérez, G. (2002). Investigación cualitativa. Retos e interrogantes (2da ed.). La Muralla
Polo, J. (2013). El Estado y la Educación Ambiental Comunitaria en el Perú. Acta Médica Peruana, 30(4), 141-147. https://cutt.ly/NfcQic6
Quintero, C., y Hernández, J. (2015). Origen y transformación del conflicto ambiental: análisis de los procesos de participación y educación en dos estudios de caso. Civilizar: Ciencias Sociales y Humanas, 15(28), 47-60. https://url2.cl/Z61Sk
Reyes, E., Cedillo, J., Nemiga, X., y Plata, M. (2016). Educación ambiental popular para el manejo sustentable de recursos naturales en una localidad rural del subtrópico mexicano. Sociedade & Natureza, 28(1), 39-54. https://cutt.ly/SfcQfSi
Sánchez, V., Gómez, V., Coronado, C., y Valenzuela, W. (2017). Imaginarios ambientales y de educación ambiental de los estudiantes y docentes de la Institución Educativa Agrotécnico Mixto, municipio de Belén de los Andaquíes (Caquetá). Educación y Humanismo, 19(32), 126–144. https://doi.org/10.17081/eduhum.19.32.2537
Serrano, E., Morales, M., y Chaves, M. (2016). Educación Ambiental en Costa Rica: tendencias evolutivas, perspectivas y desafíos. Revista Biocenosis, 18(1-2), 1-25. https://url2.cl/p5ajY
Simonová, P y Cincera, J (2016). Do Environmental Education School Coordinators Have a Mission? Discourse and Communication for Sustainable Education, 7(1), 23-36. https://url2.cl/kDe1m
Smith, W. (2019). The role of environment clubs in promoting ecocentrism in secondary schools: student identity and relationship to the earth. The Journal of Environmental Education, 50(1), 52-71. https://doi.org/10.1080/00958964.2018.1499603
Solís, G., Novelo, N., y Chan, J. (2017). La educación ambiental y la cultura de sustentabilidad de dos escuelas preparatorias. Educación y ciencia, 5(46), 19-32. https://url2.cl/rB8JR
Torquati, J., Leeper-Miller, J., Hamel, E., Hong, S., Sarver, S., & Rupiper, M. (2017). “I Have a Hippopotamus!”: Preparing Effective Early Childhood Environmental Educators. The New Educator, 13(3), 207-233. https://doi.org/10.1080/1547688X.2017.1331095
Tovar-Gálvez, J. (2017). Pedagogía ambiental y didáctica ambiental: tendencias en la educación superior. Revista Brasileira de Educação, 22(69), 519-538. https://url2.cl/8Svu7
Vargas, K. (2010). Análisis del modelo de enfoque e implementación de la política educativa relacionada a la educación ambiental en el Perú. [Tesis de Licenciatura, Pontificia Universidad Católica del Perú]. https://url2.cl/x5M2y
Vargas, M., Higuita, C., y Muñoz, D. (2015). El estado del arte: una metodología de investigación. Revista Colombiana de Ciencias Sociales, 6(2), 423-442. https://url2.cl/YU9Ez
Wongpaibool, D., Rawang, W., Supapongpichate, R. y Pichayapibool, P. (2016). A Process of Environmental Education Communication through Community Cultural Activity Area. International Journal of Environmental and Science Education, 11(12), 5687-5697. https://cutt.ly/3fcQgTb
Zeballos, M. (2005). Impacto de un proyecto de educación ambiental en estudiantes de un colegio en una zona marginal de Lima [Tesis de Licenciatura, Pontificia Universidad Católica del Perú] https://url2.cl/YFEvl
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Heleda Dalila Villanueva Blas, Olga Alessandra Medina Moreno, Alex Oswaldo Sánchez Huarcaya

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma licença 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Esta licença permite que os usuários distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que seja atribuída a autoria ao criador.




