Contribuição da Rede Ibero-americana de Maio Ambiente à formação ambiental na América Latina e o Caribe.
DOI:
https://doi.org/10.46380/rias.v3i1.3Palavras-chave:
desenvolvimento endógeno, lideranças comunitárias, sistematização, sustentabilidadeResumo
Um dos objetivos principais da Rede Ibero-americana de Maio Ambiente (REIMA-AC) é contribuir na formação ambiental de lideranças comunitárias para a gestão de projetos de desenvolvimento endógenos, promovendo a participação de grupos vulneráveis e da população jovem em geral. O presente trabalho visa sistematizar as experiências da REIMA-AC no campo da formação ambiental na América Latina e o Caribe. REIMA-AC tem contribuído para a formação ambiental de milhares de docentes, pesquisadores, estudantes e outros atores sociais através do intercâmbio de experiências, a realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento, bem como a organização de eventos acadêmicos (Cursos, Seminários, Congressos, Oficinas, Encontros, Palestras e outros) relacionados com a sustentabilidade ambiental em Ibero-américa. A articulação entre mais de 100 instituições que fazem parte da REIMA-AC em 17 países da América Latina, o Caribe, Europa e América do Norte tem permitido a realização de dez congressos, a publicação de vinte livros e de centenas de artigos científicos, bem como de centenas de cursos de pós-graduação; programas de mestrado e doutorado; todo isto a partir da estruturação de uma plataforma de trabalho coordenado entre os mais de cinco mil membros da rede.
Downloads
Metrics
Referências
Álvarez, Y., y Puerta, Y. (2019, 13 de abril). Los Objetivos de Desarrollo Sostenible: una oportunidad para la acción. [Ponencia]. Convención Internacional Varona 2019, La Habana, Cuba.
Freire, P. (1996). Política y Educación. Editorial Siglo XXI.
Jara, O. (1994). Para sistematizar experiencias: una propuesta teórica y práctica (1a ed.). ALFORJA. https://url2.cl/FBxI2
Jara, O. (2012). Sistematización de experiencias, investigación y evaluación: aproximaciones desde tres ángulos. Revista Internacional sobre Investigación en Educación Global y para el Desarrollo, (1), 56-70. https://url2.cl/aPxLf
Organización de Naciones Unidas. (1987). Nuestro futuro común. Comisión Mundial sobre Medio Ambiente y Desarrollo. https://url2.cl/t2q5Z
Organización de Naciones Unidas. (1992). Programa 21. https://url2.cl/misv5
Organización de Naciones Unidas. (2000). Declaración del Milenio. https://url2.cl/3KitV
Organización de Naciones Unidas. (2015). Transformar nuestro mundo: Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. https://url2.cl/lnqP1
Puerta, Y., Ulloa, S., y Martínez, A. (2019, 15 de noviembre). Contribución de la Red Iberoamericana de Medio Ambiente a la formación ambiental en América Latina y el Caribe. [Ponencia]. V Seminario Científico Internacional de Cooperación Universitaria para el Desarrollo Sostenible, Pereira, Colombia.
Puerta, Y., Ulloa, S., y Martínez, A. (2020, 16 de febrero). Contribución de la Red Iberoamericana de Medio Ambiente a la formación ambiental en América Latina y el Caribe [Ponencia]. II Congreso Iberoamericano sobre Educación Ambiental para la Sustentabilidad, Riobamba, Ecuador.
Red Iberoamericana de Medio Ambiente, A.C. (2019a). Estatuto. https://reima-ec.org/documentos_constitutivos/
Red Iberoamericana de Medio Ambiente, A.C. (2019b). Acta de la Asamblea General Anual 2019-II. https://reima-ec.org/informes-de-gestion/
Red Iberoamericana de Medio Ambiente, A.C. (2020a). Alianzas estratégicas. https://reima-ec.org/alianzas-estrategicas/
Red Iberoamericana de Medio Ambiente, A.C. (2020b). Informe de Gestión 2015-2019. https://reima-ec.org/informes-de-gestion/
Ruiz, L.D. (2001). La sistematización de prácticas. https://url2.cl/6AKts
Ruiz, W. (2017). Sistematización de experiencias: La práctica educativa de un maestro de filosofía [Tesis de maestría, Universidad de San Buenaventura]. Repositorio institucional. https://url2.cl/uTtDh
Sebastián, J. (2000). Las Redes de Cooperación como modelo organizativo y funcional para la I+D. REDES, 7(15), 97-111. http://ridaa.unq.edu.ar/handle/20.500.11807/702
Secretaría de Educación Superior, Ciencia, Tecnología e Innovación. (2020). Oficio Nro. SENESCYT -SGCT-SDIC- 2019-0060-CO. Registro de la red académica: Red Iberoamericana de Medio Ambiente (REIMA, A.C.). https://reima-ec.org/reconocimiento-senescyt/
Speranza, M. (2016). Sistematización de experiencias. Creando sentidos y aprendiendo de la práctica. Programa Federal de Apoyo al Desarrollo Rural Sustentable (ProFeder). https://url2.cl/mQh3U
Valero, D., Cisneros, Y., y Rodríguez, E. (2019, 6 de diciembre): Red Iberoamericana de Medio Ambiente (REIMA, A.C. - Cuba), nodo occidental. [Ponencia]. Simposio Internacional de Manejo Integrado y Gestión Ambiental de Playas y Ecosistemas Costeros, Varadero, Cuba.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Yordanis Gerardo Puerta de Armas, Sara Yaima Ulloa Bonilla, Caridad Dailyn López Cruz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma licença 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Esta licença permite que os usuários distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que seja atribuída a autoria ao criador.




