Análise das motivações para práticas sociais responsáveis em pequenas e médias empresas do setor de turismo de Ensenada, Baja California

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46380/rias.vol4.e170

Palavras-chave:

correlação, PMEs, responsabilidade social corporativa, turismo

Resumo

No setor de turismo, a responsabilidade social empresarial se encontra em um momento em que cada vez mais as organizações a incorporam às novas demandas sociais que podem lhes conferir um atributo diferencial. Por isso, é relevante conhecer as motivações que impulsionam o desenvolvimento dessas práticas. Através da aplicação de inquéritos, análise de correlação de Pearson e uma regressão linear simples, este trabalho teve como objetivo analisar a relação entre motivações internas (ética organizacional e competitividade) e externas (pressão e relacionamento com stakeholders); e práticas de responsabilidade social corporativa nas áreas social, ambiental e econômica. Pelos resultados obtidos, identificou-se que as motivações internas apresentaram maior grau de associação com todas as práticas de responsabilidade social corporativa (r=0.636), enquanto entre as externas a pressão dos stakeholders esteve relacionada apenas às práticas ambientais (r=0.205); e o relacionamento com as partes interessadas, com as práticas econômicas (r=0.238).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

Akbari, M., Mehrali, M., SeyyedAmiri, N., Rezaei, N. y Pourjam, A. (2019). Corporate social responsibility, customer loyalty and brand positioning. Social Responsibility Journal, 16(5), 671-689. https://doi.org/10.1108/SRJ-01-2019-0008

Alvear, L. G., Diaz, R. C., Salas, B. J. y Hernandez, D. R. (2017). Responsabilidad social empresarial en el clúster de muebles en Barranquilla. Revista Espacios, 38(44), 8-25. https://bit.ly/3jEM8LM

Bernal, J., de Nieves, C. y Briones, A. (2017). CSR strategy in technology companies: Its influence on performance, competitiveness and sustainability. Corporate social responsibility and environmental management, 24(2), 96-107. http://doi.org/10.1002/csr.1393

Bertelsmann Stiftung. (Ed.). (2006). Die Gesellschaftliche Verantwortung von Unternehmen. Dokumentation der Ergebnisse einer Unternehmensbefragung der Bertelsmann Stiftung. Bertelsmann Stiftung. https://bit.ly/38CrPIz

Betancourt, A. y Caviedes, I. (2018). Metodología de correlación estadística de un sistema integrado de gestión de la calidad en el sector salud. SIGNOS, 10(2), 119-139. https://doi.org/10.15332/s2145-1389.2018.0002.07

Bowen, H. (1953). Social responsibilities of the businessman. Harper.

Cañizares, J. (2020). El rol de la responsabilidad social empresarial para las microempresas: ¿qué tanto se cumplen las buenas prácticas? Aibi Revista de investigación, administración e ingeniería, 8(1), 107-115. https://bit.ly/3gZZ5hA

Carro-Suárez, J., Sarmiento-Paredes, S. y Rosano-Ortega, G. (2017). La cultura organizacional y su influencia en la sustentabilidad empresarial. La importancia de la cultura en la sustentabilidad empresarial. Estudios gerenciales, 33(145), 352-365. https://doi.org/10.1016/j.estger.2017.11.006

Cisneros, E. (2020). La natalidad en Ecuador 1990-2017: correlación y regresión con las importaciones de preservativos y anticonceptivos hormonales. Scielo Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.1365

Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences (2nd edition). Academic Press.

De Souza, G., Meireles, E., Mira, V. y Leite, M. (2021). Escala de motivación académica: evidencias de validez y confiabilidad en estudiantes del curso de enfermería. Revista Latino-americana de Enfermagem, 29, e3420. https://bit.ly/3n1JCkQ

Díaz, J. E. (2017). Correlación y regresión lineal de la evaluación tiempo y puntaje con recurso interactivo flash. INNOVA Research Journal, 2(10), 1-8. https://bit.ly/2WNjKP0

Fjørtoft, B., Grimstad, S. y Glavee, R. (2020). Motivations for CSR in the Norwegian maritime cluster: stakeholder perspectives and policy implications. Maritime Policy y Management, 47(8), 1010-1026. https://doi.org/10.1080/03088839.2020.1735654

Flores-Ruiz, D, Bino-Raya, R. E. y de la O, M. (2016). Responsabilidad social en el sector hotelero. Análisis de caso en Córdoba (Argentina). Revista de Globalización, Competitividad y Gobernabilidad, 10(3), 116-135. https://bit.ly/2WNkrrA

Garay, L. y Font, X. (2013). Motivaciones, prácticas y resultados del comportamiento responsable en las pequeñas y medianas empresas turísticas. Revista de Responsabilidad Social de la Empresa, (13), 51-84. https://bit.ly/38DiTm7

Habisch, A. y Wegner, M. (2005). Overcoming the heritage of corporatism. En A. Habisch, J. Jonker, M. Wegner y R. Schmidpeter (Eds.), Corporate social responsibility across Europe (1a ed.). Springer (111-125). https://bit.ly/3zJ4uAB

Haleem, F., Farooq, S. y Wæhrens, B. V. (2017). Supplier corporate social responsibility practices and sourcing geography. Journal of cleaner production, 153, 92-103. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.03.143

Hernández, M., Mendoza, J. y Salazar, B. (2017). La responsabilidad social en la empresa familiar. Holos, 5, 174-185. https://bit.ly/3BE1uWN

Huerta-Estévez, A. y Andrade-Estrada, M. G. (2021). Responsabilidad social empresarial en la misión, visión y valores de las principales empresas en México. Estudios Sociales. Revista de Alimentación Contemporánea y Desarrollo Regional, 31(57), 2-22. https://bit.ly/3zMrvml

Instituto Nacional de Estadística y Geografía. (2018). Cuenta satélite del turismo de México (2018). Comunicado de Prensa nro. 700/19. https://bit.ly/2WOukF5

Javed, M., Rashid, M., Hussain, G. y Ali, H. (2020). The effects of corporate social responsibility on corporate reputation and firm financial performance: Moderating role of responsible leadership. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 27(3), 1395-1409. https://doi.org/10.1002/csr.1892

Jenkins, H. (2004), A critique of conventional CSR theory: An SME perspective. Journal of General Management, 29(4), 37-57. https://doi.org/10.1177/030630700402900403

Lammertjan, D. (2006). Corporate social responsibility in a general equilibrium stock market model: Solving the financial performance puzzle. CCSO Centre for Economic Research, University of Groningen. https://bit.ly/2YfaTFV

Lechuga, M., Martínez-Martínez, D., Larran, M. y Herrera, J. H. (2018). Understanding the link between socially responsible human resource management and competitive performance in SMEs. Personnel Review, 47(6), 1211-1243. http://doi.org/10.1108/PR-05-2017-0165

Li, X., Gao-Zeller, X., Rizzuto, T. E. y Yang, F. (2019). Institutional pressures on corporate social responsibility strategy in construction corporations: The role of internal motivations. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 26(4), 721-740. https://doi.org/10.1002/csr.1713

Licandro, O., Alvarado-Peña, L. J., Sansores, E. A. y Navarrete, J. E. (2019). Responsabilidad social empresarial: hacia la conformación de una tipología de definiciones. Revista Venezolana de Gerencia, 24(85). https://bit.ly/3n0ikv2

López, J., Ortega, I. y Ortiz, I. (2017). Strategies of corporate social responsibility in Latin America: a content analysis in the extractive industry. AD-Minister, (31), 115-135. https://doi.org/10.17230/ad-minister.31.7

Mora, M. y Martínez, F. (2018). Desarrollo local sostenible, responsabilidad social corporativa y emprendimiento social. Equidad y desarrollo, (31), 27-46. http://dx.doi.org/10.19052/ed.4375

Muchazondida, J. T. (2016). Beyond reviewing: uncovering the multiple roles of tourism social media users. Journal of Travel Research, 56(3), 287-298. https://doi.org/10.1177/0047287516636236

Orlitsky, M., Schmidt, F. L. y Rynes, S. L. (2003). Corporate social and financial performance: a meta-analysis. Organization Studies, 24(3), 403- 441. https://bit.ly/3kRUgrz

Ormaza, J., Ochoa, J., Ramírez, F. y Quevedo, J. (2020). Responsabilidad social empresarial en el Ecuador: abordaje desde la Agenda 2030. Revista de Ciencias Sociales, 26(3), 175-193. https://bit.ly/3gYR7VC

Pacherres, S., Vergara, A. y Sorhegui, R. A. (2020). Responsabilidad social corporativa y el turismo sostenible. Revista científica ECOCIENCIA, 7(2), 1–20. https://doi.org/10.21855/ecociencia.72.340

Palacio, A. K. (2020). Responsabilidad social empresarial: evolución e importancia dentro de las organizaciones. Revista Colombiana de Contabilidad, 8(15), 75–85. https://bit.ly/2WLmYlA

Perrow, Ch. (1997). Organizing for environmental destruction. Organization and Environment, 10(1), 66-72. https://doi.org/10.1177/0921810697101009

Robinson, S. y Wood, S. (2018). A “good” new brand—What happens when new brands try to stand out through corporate social responsibility. Journal of Business Research, 92, 231-241. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2018.07.031

Rodríguez, J. M. (2007). Responsabilidad social corporativa y análisis económico: práctica frente a teoría. Ekonomiaz, (65), 12-49. https://bit.ly/3jFRuX6

Roy-García, I., Rivas-Ruiz, R., Pérez-Rodríguez, M. y Palacios-Cruz, L. (2019). Correlación: no toda correlación implica causalidad. Revista Alergia México, 66(3), 354-360. https://doi.org/10.29262/ram.v66i3.651

Ruiz, L., Camargo, A. y Muñoz, N. (2020). Relación entre responsabilidad social empresarial y rentabilidad: una revisión de literatura. Encuentros, 18(2), 128-141. https://bit.ly/38Fa5wg

Secretaría de Turismo de Baja California. (2014). Agenda de competitividad del destino turístico de Ensenada, B.C. Agendas de competitividad de los destinos turísticos de México. Secretaría de Turismo. https://bit.ly/38H9ZE5

Secretaría de Turismo de Baja California. (2017). Arribo de visitantes. https://bit.ly/3thBP3w

Sethi, S. P. (1979). The role of advocacy advertising in external communications. Journal of General Management, 4(3), 33-44. https://doi.org/10.1177/030630707700400301

Steger, U. (2006). Building a business case for corporate sustainability. En S. Schaltegger y M. Wagner (Eds.), Managing the business case for sustainability: The integration of social environmental and economic performance. Greenleaf Publishing.

Turban, D. B. y Greening, D. W. (1997). Corporate social performance and organizational attractiveness to prospective employees. Academy of Management Journal, 40(3), 658-672. https://www.jstor.org/stable/257057

Vaca, R. (2012). Responsabilidad social corporativa en las cadenas hoteleras españolas: factores determinantes de su nivel de desarrollo y consecuencias [Tesis de doctorado, Universidad de Huelva]. Repositorio Core. https://core.ac.uk/download/pdf/60655069.pdf

Vergara-Romero, A., Olalla, A., Yturralde, J. M. y Sorhegui, R. (2020). Responsabilidad social corporativa RSC y su impacto en el rendimiento económico de las principales empresas en Ecuador. Revista Espacios, 41(10). https://bit.ly/3tDWvCO

Vilà, R., Torrado-Fonseca, M. y Reguant, M. (2019). Análisis de regresión lineal múltiple con SPSS: un ejemplo práctico. REIRE Revista d’Innovació i Recerca en Educació, 12(2), 1–10. http://doi.org/10.1344/reire2019.12.222704

Zanga, W. (2020). Nivel de desarrollo de la responsabilidad social empresarial y el desempeño empresarial en el sector hotelero del distrito de Tacna, año 2020 [Tesis de grado, Universidad Privada de Tacna]. Repositorio Institucional. https://bit.ly/3tbIYSK

Publicado

2021-09-30

Como Citar

González Rosales, V. M. (2021). Análise das motivações para práticas sociais responsáveis em pequenas e médias empresas do setor de turismo de Ensenada, Baja California. Revista Iberoamericana Ambiente E Sustentabilidade, 4, e170. https://doi.org/10.46380/rias.vol4.e170

Edição

Seção

Turismo sustentable

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)