Sustentabilidade agroecológica na formação de engenheiros agrônomos. Contribuições para uma educação ambiental.
DOI:
https://doi.org/10.46380/rias.v3i1.73Palavras-chave:
agroecología, planos de estudo, sustentabilidade, treinamentoResumo
Os currículos para a formação de engenheiros agrícolas sofreram uma abordagem curricular holística no tratamento da sustentabilidade da produção agrícola com foco agroecológico. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise crítica dos Planos de Estudo para a carreira de Agronomia em Cuba. Utilizou-se pesquisa documental e bibliográfica, incorporando-se as considerações teóricas dos autores, de acordo com a experiência de ensino-pesquisa, metodologia científica e extensão. Foi demonstrado que há reconhecimento por parte dos graduados e, em menor grau, pelos empregadores, pelo treinamento que recebem sobre a abordagem agroecológica sustentável da produção agrícola ao longo da carreira. O estudo conclui afirmando que deve ser gerada uma análise dentro das Faculdades de Ciências Agrárias para determinar como o ensino de Agronomia deve ser estruturado com base na sustentabilidade agroecológica, a fim de formar uma massa crítica de graduados no curto e médio prazo. com capacidade para enfrentar os desafios de continuar avançando em direção à agricultura sustentável.
Downloads
Metrics
Referências
Álvarez de Zayas, C.M. (1989). Fundamentos teóricos de la dirección del proceso docente educativo en la educación superior cubana. ENPSES.
Araujo, S.R., Linares, R., y Teixeira, M. (2011, del 12 al 14 de septiembre). Pedagogía de la alternancia y agroecología: caminos para el desarrollo rural sustentable. En V Jornadas de la Asociación Argentina Uruguaya de Economía Ecológica Gestión Ambiental, Producción e Innovación Tecnológica para el Desarrollo Sustentable en Iberoamérica[Ponencia]. Santa Fe, Argentina.
Córdova, G., Ramírez, V., y Barbosa, E.R. (2011). El perfil académico profesional del ingeniero agrónomo. Una propuesta renovada para el siglo XXI. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (México), XLI(1-2), 143-178. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27021144005
Cué, J.L.; Torres, A., y León, A. (2015). Visión crítica y propuesta al Plan del Proceso Docente para la carrera de Agronomía en la modalidad presencial. Axioma, 13(2), 53-62. https://url2.cl/t3mW8
Fernández, O., y López, R.M. (2001). La articulación de contenidos y la eficiencia del proceso docente educativo en el diseño curricular de la carrera de Agronomía. Pedagogía Universitaria,6(4), 1-10.
Guardarrama, C. (2007). Agroecología en el siglo XXI: confrontando nuevos y viejos paradigmas de producción agrícola. Revista Brasileira de Agroecología, 2(1), 204-207. https://url2.cl/l66Ym
Gutiérrez, J., Benayas, J., y Calvo, S. (2006). Educación para el desarrollo sostenible: evaluación de retos y oportunidades del decenio 2005-2014. Revista Iberoamericana de Educación,40, 25-69. https://rieoei.org/historico/documentos/rie40a01.pdf
Hurrutinier, P. (2006). La Universidad Cubana: el modelo de formación. Félix Varela.
Liceaga, I. (Coord.). (2015). Sembrando en tierra viva. Manual de agroecología. https://url2.cl/Wr17Z
López, R., Torres, A., López, A., Rodríguez, S., Dueñas, R., y Alemán, R. (2006). Modelo del profesional y plan de estudio del Ingeniero Agrónomo. Comisión Nacional de Carrera. Universidad Central Marta Abreu de Las Villas.
López, R., Torres, A., Rodríguez, S., Cué, J.L., Díaz, O., y García, V. (1999). Modelo del profesional y plan de estudio del Ingeniero Agrónomo. Comisión Nacional de Carrera. Universidad Central Marta Abreu de Las Villas.
Ministerio de Educación Superior. (2016). Proyecto de modificación de la Resolución no. 210/2007 (primera versión – 6 de noviembre 2016).
Ministerio de Educación Superior. (2017). Documento base para el diseño de los Planes de Estudio «E» [documento de trabajo no publicado].
Sarandón, S.J., y Flores, C.C. (2014). Agroecología: bases teóricas para el diseño y manejo de agroecosistemas sustentables. Editorial de la Universidad Nacional de La Plata. https://url2.cl/zTy9Z
Vázquez, L.L., y Funes, F. (2014). Agricultura sostenible sobre bases agroecológicas. Preguntas y respuestas para entender la agricultura del futuro. Editora Agroecológica.
Ventura, P. (2011). Huertos urbanos comunitarios de Madrid y estudio de caso en huerto universitario: proyecto de innovación docente UCM «creación de un huerto agroecológico comunitario y un aula rural en el campus de Moncloa» [Tesis de maestría no publicada]. Universidad Internacional de Andalucía.
Vilches, A., Gil Pérez, D., Toscano, J.C., y Macías, O. (2014). Educación para la Sostenibilidad. https://www.oei.es/historico/decada/accion.php?accion=2
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Sergio Luis Rodríguez Jiménez , Ana Julia Rondón Castillo, Leticia Fuentes Alfonso, Sonia Beatriz Jardines González

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma licença 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Esta licença permite que os usuários distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que seja atribuída a autoria ao criador.




