Perspectivas e desafios da educação ambiental na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México, Peru, Uruguai e Venezuela
DOI:
https://doi.org/10.46380/rias.v8.e494Palavras-chave:
ambiente, política de educação, problemas ambientais, sustentabilidadeResumo
A educação ambiental teve suas origens, mais frequentemente, na Conferência de Estocolmo de 1972, convocada pelas Nações Unidas devido à preocupação com os riscos ecológicos decorrentes do desenvolvimento econômico predominante, da industrialização desproporcional e do crescimento populacional. No contexto atual, marcado por desafios ambientais sem precedentes, como as mudanças climáticas, a educação ambiental se consolida como um processo essencial para alcançar o desenvolvimento sustentável. O objetivo da pesquisa foi fundamentar as perspectivas e os desafios da educação ambiental na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México, Peru, Uruguai e Venezuela. Aplicou-se uma metodologia qualitativa com análise das realidades de cada país, para a qual foi realizado um estudo de casos múltiplos, identificando semelhanças e diferenças entre eles. Foram considerados aspectos representativos das políticas públicas e educacionais de cada nação. Empregou-se também análise documental, que permitiu a revisão de documentos técnicos e legais, bem como de artigos científicos sobre o tema em estudo. Da mesma forma, considerou-se uma análise comparativa nos países selecionados para verificar as perspectivas e os desafios da educação ambiental.
Downloads
Metrics
Referências
Alvear-Narváez, N. L. y Urbano-Pardo, M. L. (2022). La educación ambiental en Colombia desde los instrumentos de política pública departamental. Entramado, 18(1), 1-14. https://acortar.link/8jNVyK
Asamblea Nacional de la República Bolivariana de Venezuela. (2006). Ley Orgánica del Ambiente. Gaceta Oficial Nro. 5833. https://acortar.link/w295HI
Barcia, M. L. (2018). Los desafíos en la implementación de políticas de la educación ambiental en el Uruguay. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, 13(Nro. Especial), 399-412. https://doi.org/10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2018.Vol13.NEspecial.pp399-412
Bosque-Suárez, R., Amparo-Osorio, O., Fundora-Pedreso, Y., Cejas-Llanes, E., Cisneros-Ricardo, Y., Robaina-Sánchez, J., Rubié-Cabrera, A. G., Vera-Carrión, M., Polledo-Bustamante, G. N., Brown-Smith, F. y Paz-Díaz, R. L. (2019). Informe anual de los resultados del proyecto: El aporte teórico-práctico del Centro de Estudios de Educación Ambiental-Gea a la educación ambiental y energética. En soporte digital. La Habana. Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona
Bosque-Suárez, R., Mendoza-Rodríguez, M., Merino-Gómez, T., Fundora-Lliteras, J.; Abreu-Alfonso, O., Rodríguez-Cantero, J., Gilbert-Lamadrid, M. P., Osorio-Abad, A., Torraz-Días, O., Williams-Zulueta, O. Vicente-Clemente, E., González-Rubalcabar, E., Cruz-Pérez, J., y García-Hernández, A. (2007). La educación ambiental permanente de los profesionales de la educación. Informe anual del resultado: Marco teórico-metodológico de la educación ambiental permanente en la formación de profesionales de la educación. [Informe de investigación no publicado]. Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona, La Habana, Cuba.
Bravo, M. T. (2022). Trayectoria de la institucionalización de la educación ambiental en la educación superior en México. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 39(Especial), 93-115. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14164
Bullard, R. D. (2020). Dumping in Dixie: Race, Class, and Environmental Quality (3rd Edition). Routledge. https://doi.org/10.4324/9780429495274
Carrere, M. (2025). Desafíos ambientales 2025: Chile se tensiona entre desarrollo económico y conservación. Mongabay. https://acortar.link/RIGMdp
Castillo, L. C. (2021). La educación ambiental desde la asignatura de química en México [Tesis de doctorado no publicada]. Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona.
Corbetta, S. A. y Sessano, P. (2021). Fundamentos políticos y conceptuales para diseñar las políticas de educación ambiental en el sistema educativo argentino. Praxis & saber, 12(28), 1-15. https://acortar.link/ODjcTz
Cruz, G. J. (2022). Educación ambiental en instituciones educativas de educación básica en Latinoamérica: Revisión sistemática. Ciencia Latina. Revista Multidisciplinar, 6(3), 723-739. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v6i3.2255
Escudero, C. (2020). El análisis temático como herramienta en Comunicación Social. La Trama de la Comunicación, 24(2), 89-100. https://acortar.link/DWcMwG
Fearnside, P. M. (2005). Deforestation in Brazilian Amazonia: History, Rates, and Consequences. Conservation Biology, 19(3). https://doi.org/10.1111%2Fj.1523-1739.2005.00697.x
Fung, A. (2020). Empowered Participation: Reinventing Urban Democracy. Princeton University Press. https://acortar.link/Myby7o
Hidalgo, C. (2020). La desfiguración discursiva de la educación ambiental en Venezuela. En Prospectiva, 1(1), 15-35. https://acortar.link/bDZngn
Hincapié, S. (2023). Gobernanza ambiental global y derechos de la naturaleza en América Latina. Derecho Estado, (54), 277-305. https://doi.org/10.18601/01229893.n54.09
Ibarra, R. (2018). El impulso de las energías renovables en la lucha contra el cambio climático a través de los certificados ambientales en el sector eléctrico mexicano. Boletín Mexicano de Derecho Comparado, 51(152), 569-597. https://doi.org/10.22201/iij.24484873e.2018.152.12918
Isidro, M. E. y Forlani, N. (2019). Derecha y agronegocio en Argentina y Brasil. Cambios y continuidades. Revista de Ciencias Sociales y Humanas, (31), 59-77. https://doi.org/10.17163/uni.n31.2019.03
Leal-Iga, J. (2019). Efectos físicos de la contaminación atmosférica percibidos de manera inconsciente por la ciudadanía, en el área metropolitana de la ciudad de Monterrey, Nuevo León, México. Revista Salud Pública, 21(4), 423-429. https://www.scielosp.org/pdf/rsap/2019.v21n4/423-429/es
Ley n.° 9795 (1999). Ley de Educación Ambiental de Brasil. https://acortar.link/dnyVJ6
Lozano, R. (2024). Construcciones sociocognitivas de la selva, el territorio y educación ambiental en pobladores de la selva amazónica colombiana. [Tesis de doctorado no publicada]. Universidad de la Amazonia.
Mejia, L. F. y Vaz, A. (2022). La educación ambiental promovida por las políticas de educación ambiental de Brasil y Colombia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 17(4), 2652-2669. https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.14226
Mendoza, M. A. y Silva, L. J. (2023). Programa de educación ambiental y su efectividad en la educación ambiental. Koinonía, 8(2), 642-661. https://acortar.link/6bsHJC
Ministerio de Ambiente y Desarrollo Sostenible de Colombia. (2002). Política Nacional de Educación Ambiental. https://acortar.link/5LN2gt
Ministerio de Educación de Chile. (2009). Ley General de Educación nro. 20370. https://acortar.link/qeA7R7
Ministerio de Educación de la Nación Argentina. (2006). Ley de Educación Nacional nro. 26206. https://acortar.link/qeA7R7
Ministerio de Educación y Cultura de Uruguay. (2008). Ley General de Educación nro. 18437. https://acortar.link/Nm0MgU
Ministerio del Ambiente de Perú. (2016). Plan Nacional de Educación Ambiental (PLANEA), 2017-2022. https://faolex.fao.org/docs/pdf/per161555anx.pdf
Molina, D. E., Chavarro, S. G., Guzmán, B. O., Molina, D. E., Chavarro, S. G., y Guzmán, B. O. (2022). Impactos del conflicto armado colombiano sobre el medio ambiente y acciones para su reparación efectiva. Revista Científica General José María Córdova, 20(40), 1087–1103. https://doi.org/10.21830/19006586.1129
Molina, L. K., Chumpitaz, J., Rojas, L. C. y Romero, L. M. (2024). Competencias de conciencia ambiental en estudiantes universitarios del Perú. Una propuesta didáctica. Uisrael, 11(1), 139-429. https://doi.org/10.35290/rcui.v11n1.2023.1125
Pita, L. A. (2016). Línea de tiempo: educación ambiental en Colombia. Praxis, 12, 118-125. http://dx.doi.org/10.21676/23897856.1853
Plaza, R. (2025). Los nuevos desafíos de Chile en la gestión ambiental de los pasivos mineros. Revista de Derecho Administrativo, (41), 330-343. https://doi.org/10.7764/redad.41.27
Puerta, Y. G. (2022). Editorial. Revista Iberoamericana Ambiente & Sustentabilidad, 5, e294. https://doi.org/10.46380/rias.vol5.e294
Rivas, R. M., Vásquez, A., Morales, H. I. y Silva, J. A. (2023). Contribución de la educación ambiental ante el cambio climático en la región Lambayeque. Revista Hacedor, 7(2), 62-73. https://doi.org/10.26495/rch.v7i2.2520
Romero, R. M. (2014). Algunos obtáculos y perstectivas de la de la Educación Ambiental. Centro Nacional de Educación Ambiental. https://acortar.link/0wmGfm
Sandes, A. B. y Calixto, R. (2021). Educación Ambiental y Movilización del Conocimiento: Un estudio de caso del curso de Licenciatura en Educación del Campo de la Universidad Federal do Recôncavo da Bahia-Brasil. Brazil. Brazilian Journal of Development, 7(12), 121253–121277. https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-748
Santos, C., González, M. N., Rodríguez, P., Vázquez, M., Bergós, L. y Ligrone, A. (2022). 30 años no es nada: una aproximación a las políticas ambientales en Uruguay. Cuadernos del Claeh, 41(116), 127–145. https://doi.org/10.29192/claeh.41.2.8
Secretaría de Medio Ambiente y Recursos Naturales. (2018). Compendio de estadísticas ambientales 2018. https://acortar.link/T6Uo6h
Sepúlveda, Á. (2023). Una mirada medioambiental a las últimas décadas en Chile: avances, compromisos y desafíos. Cuadernos médicos sociales, 63(3), 55-58. https://acortar.link/FK06bS
Sepúlveda, A., Jiménez, E., Luna, A., Gutiérrez, J. M. y Corral, A. (2025). Desafíos en la transición energética. LATAM Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales y Humanidades, 6(1), 844 – 857. https://doi.org/10.56712/latam.v6i1.3383
Sierra, Y. (2025). Desafíos ambientales de Perú 2025: urge la lucha eficaz contra las economías ilícitas. Mongabay. https://acortar.link/kujohn
Suárez, R. y Álvarez, A. (2024). La situación ambiental en Venezuela: una mirada desde los medios de comunicación. Clima 21. https://acortar.link/aiUsqa
Universidad Centro Panamericano de Estudios Superiores. (2025). Historia. https://acortar.link/XRgGVV
World Wildlife Fund. (2022). Amazonía en crisis: la pérdida de bosques amenaza a la región y al planeta. https://acortar.link/SlDvd5
Yupanqui, R. y Leyva, N. A. (2024). Conciencia ambiental: Empoderando cambios mediante la Alfabetización. Revista Científica de la UCSA, 11(1), 108-128. https://acortar.link/JKuSRU
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Bosque Suárez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma licença 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Esta licença permite que os usuários distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que seja atribuída a autoria ao criador.