Conhecimento e comportamento ambiental dos produtores de cana como resposta adaptativa às mudanças climáticas em Junín, Manabí, Equador
DOI:
https://doi.org/10.46380/rias.v8.e438Palavras-chave:
educação ambiental, estratégia “aprender fazendo”, produtores de cana-de-açúcarResumo
Esta pesquisa foi realizada no sítio Agua Fría, cantão de Junín, Manabí, Equador; O mesmo objetivo foi avaliar o conhecimento e o comportamento ambiental dos produtores de cana-de-açúcar como resposta adaptativa às mudanças climáticas durante o período de 2024. Para a pesquisa, foram utilizados métodos descritivos, não experimentais, de campo, bibliográfico-documental, com abordagem mista. Dessa forma, foi realizado um diagnóstico do conhecimento ambiental inicial e do comportamento dos produtores de cana-de-açúcar por meio de uma pesquisa com oito perguntas aplicadas a 25 produtores. Posteriormente, o conhecimento e o comportamento ambiental foram fortalecidos por meio de uma estratégia de aprendizagem prática, com workshops de treinamento semanais de oito semanas. Por fim, o impacto da estratégia ambiental foi avaliado por meio de um teste antes e depois do treinamento, mostrando que antes do treinamento, 68% dos produtores de cana-de-açúcar obtiveram notas regulares (1,00-4,00 pontos); já após o treinamento, o nível de aprendizagem melhorou significativamente, atingindo 64% de notas com critérios excelentes e excelentes (8,01-10,00 pontos), contribuindo assim para a melhoria da resposta adaptativa às mudanças climáticas dos produtores de cana-de-açúcar.
Downloads
Metrics
Referências
Agencia de Protección Ambiental de Estados Unidos. (18 de octubre de 2023). La importancia de la educación ambiental. Recuperado el 18 de octubre de 2023 de https://acortar.link/6qr4mv
Alles, M. (2019). Formación, Capacitación, Desarrollo. Diseñar, planificar e implementar actividades formativas efectivas y eficaces mirando al 2030/2040 (Vol 1.). Granica. https://acortar.link/yS9yrb
Arteaga, G. (2022). Qué es la investigación de campo: Definición, métodos, ejemplos y ventajas. TestSiteForMe. https://acortar.link/s9FsLn
Asociación de Municipalidades Ecuatorianas. (2022). Cantón Junín. https://acortar.link/2gtKdF
Azócar, G., Billi, M., Calvo, R., Huneeus, N., Lagos, M., Sapiains, R. y Urquiza, A. (2020). Climate change perception, vulnerability, and readiness: inter-country variability and emerging patterns in Latin America. Journal of Environmental Studies and Sciences, 11, 23-36. https://doi.org/10.1007/s13412-020-00639-0
Cabrera, D. (2022). Programa de educación ambiental para el manejo de los residuos sólidos como estrategia para mejorar el ambiente y la calidad de vida en los habitantes del barrio Motupe Alto y San Jacinto [Tesis de grado, Universidad Politécnica Salesiana Sede Cuenca]. https://acortar.link/T4Lno3
Cajal, A. (2020). Observación directa: características, tipos y ejemplos. Lifeder. https://acortar.link/YWt37F
Cartay, R., García, M., Meza, D., Intriago, J. y Romero, F. (2019). Caracterización económica de un productor de aguardiente en Junín, Manabí, Ecuador. ECA Sinergia, 10(1), 85-97. https://doi.org/10.33936/eca_sinergia.v10i1.1213
Casas, A., Repullo, L. y Donado, C. (2023). La encuesta como técnica de investigación. Elaboración de cuestionarios y tratamiento estadístico de los datos. Atención Primaria, 31(8), 527-538. https://acortar.link/sWid4U
Chávez, J. y Burbano, R. (2021). Cambio climático y sistemas de producción agroecológico, orgánico y convencional en los cantones Cayambe y Pedro Moncayo. Letras Verdes. Revista Latinoamericana de Estudios Socioambientales, 29. https://acortar.link/TZTH18
Constitución de la República del Ecuador. (2008). Artículos 414 y 320. https://acortar.link/yV16Bd
Cortés, F. (2024). El Papel de la Educación Ambiental en la Agricultura: Promoviendo Prácticas Sostenibles entre los Agricultores. TFCMaquinaria. https://acortar.link/2Ttrup
Giani, C. (2024). Variables cualitativas ordinales. Enciclopedia de Ejemplos. Recuperado el 24 de octubre de 2024 en https://acortar.link/ZaBRWk
Gómez, Á. (2021). ¿Qué es una muestra representativa? Fundación iS+D para la Investigación Social Avanzada. https://acortar.link/DcXja7
González, E. (2021). La calificación. ERubrica Blog. https://acortar.link/uU6ygr
Guevara, G., Verdesoto, A. y Castro, N. (2020). Metodologías de investigación educativa (descriptivas, experimentales, participativas, y de investigación-acción). Revista Científica Mundo de la Investigación y el Conocimiento, 4(3), 163-173. https://acortar.link/JuS06k
Largo, M. (2017). Estadística descriptiva con Excel. [Tesis de grado, Universidad Tecnológica de Pereira]. https://acortar.link/K53n3f
Magrin, G. (2019). Adaptación al cambio climático en América Latina y el Caribe. CEPAL/Unión Europea. https://acortar.link/kWKDzm
Martínez, E. (2023). Investigación documental. Enciclopedia Significados. https://acortar.link/HgPyN5
Medina, M., Rojas, R., Bustamante, W., Loaiza, R., Martel, C. y Castillo, R. (2023). Metodología de la investigación: Técnicas e instrumentos de investigación. Instituto Universitario de Innovación Ciencia y Tecnología Inudi Perú S.A.C. https://doi.org/10.35622/inudi.b.080
Mendoza, J., García, K., Salazar, R. y Vivanco, I. (2019). La Economía de Manabí (Ecuador) entre las sequías y las inundaciones. Revista Espacios, 40(16), 10. https://acortar.link/flwLpa
Milanese, M., Fuentes, L., Torrens, C. y Cappelletti, V. (2022). Evaluación de aplicaciones de navegación GPS para salidas de campo. Boletín Geográfico, 44(2). https://acortar.link/z46aUj
Mussetta, P., Barrientos, M., Ferrer, C., Masiokas, M., Villalba, R., Deis, L. y Cavagnaro, J. (2018). Vulnerabilidad y cambio climático en Mendoza: brechas sociales, modelo de desarrollo y transformación del territorio agrícola. Estudios Socioterritoriales, 23. https://acortar.link/LaERPM
Nelson, G., Rosegrant, M., Koo, J., Robertson, R., Sulser, T., Zhu, T., . . . Lee, D. (2009). Cambio Climático. El impacto en la agricultura y los costos de adaptación. Instituto Internacional de Investigación sobre Políticas Alimentarias. https://acortar.link/6ZZwv4
Organización de las Naciones Unidas. (2023). Objetivos 13 de Desarrollo Sostenible. https://acortar.link/1vm78
Organización Internacional del Azúcar. (2013). Cambio climático y cultivos azucareros. Organización Internacional del Azúcar. https://acortar.link/uQULSV
Ortega, C. (2023). Tipos de observación: Características y ventajas. QuestionPro. https://acortar.link/fYFnZo
Pérez, J. (2023). Investigación no experimental. Definición de. https://acortar.link/Y5ZQxb
Reales, L., Robalino, G., Peñafiel, A., Cárdenas, J. y Cantuña, P. (2022). El Muestreo Intencional No Probabilístico como herramienta de la investigación científica en carreras de Ciencias de la Salud. Universidad y Sociedad, 14(S5), 681-685. https://acortar.link/RrGQOc
Robles, B. (2019). Población y muestra. Pueblo Continente, 30(1), 245-247. https://acortar.link/Fpuc9C
Sandoval, A., Rangel, R. y Guerrero, A. (2022). Orígenes del conocimiento arquitectónico. Arquitectura, 24(1), 74-83. https://acortar.link/p3FnLr
Santillán, T. (2015). Conocimiento campesino... ¿Ciencia para qué? Ciencia & Tecnología Social, 2(1), https://acortar.link/NOQzXa
Tello, D. y Tello, L. (2015). Capacitación en área rural que es básica para una productividad beneficiosa. Anales científicos, 76(2), 241-248. https://doi.org/10.21704/ac.v76i2.787
Terrazas, Y., Crispin, E., Mamani, G. y Escoja, L. (2023). Aplicación del aprender haciendo como Estrategia Metodológica a estudiantes en la asignatura de Pecuaria II. Revista Ciencia, Tecnología e Innovación, 21(28), 95-102. https://doi.org/10.56469/rcti.v21i28.805
Torres, M., Paz, K., Salazar, F. (2020). Métodos de recolección de datos para una investigación. Universidad Rafael Landívar. https://acortar.link/0F6Yb
Urbano, L. (2018). Consecuencia ambiental de la quema extensiva de la caña de azúcar. Grafías, (29), 82-85. https://doi.org/10.31908/grafias.v0i29.1298
Valdés, T., García, A., Lorandi, A., Galván, R. y Vargas, A. (2010). Guía para la elaboración de la tesis de grado. Instituto de Ingeniería de la Universidad Veracruzana. https://acortar.link/AHadRf
Vandana, P., Singh, D., Srivastava, S. y Dayal, G. (2020). Effect of climate change on sugarcane crop: A review. Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry, 9(6), 255-261. https://acortar.link/DnTqXV
Vega, S., Malla, C. y Bejarano, H. (2020). Evidencias del cambio climático en Ecuador. Revista Científica Agroecosistemas, 8(1), 72-76. https://acortar.link/cmEOGp
Verduzco, M. (2025). El desafío que representan las vinazas tequileras en la agricultura. TecScience. https://acortar.link/17vVkJ
Zorrilla, A. (2021). ¿Cómo se realiza una investigación documental o bibliográfica? Campus digital de idyd. https://acortar.link/o5DD2I
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Miguel Ángel Maldonado Loor, María José Palma Cevallos, José Manuel Calderón Pincay; Eddy Gregorio Mendoza Loor

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma licença 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Esta licença permite que os usuários distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que seja atribuída a autoria ao criador.




